Páginas

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Pedra de São Domingos, Gonçalves - MG


Estou super feliz de fazer esse post porque eu acabei de editar o vídeo do nosso passeio até a Pedra de São Domingos e estou no auge da minha empolgação! Vejam bem, não foi um vídeo fácil de editar (quer dizer, não foi super difícil, mas...) e eu sei que ficou um pouco longo, mas eu espero que as pessoas se interessem e assistam ele porque eu fiz com muito amor e carinho <3

Começando então a falar sobre a Pedra, ela fica a aproximadamente 15 km de Gonçalves (eu desconfio que seja mais...), percorridos por um caminho de estrada de terra com paisagens incríveis que super valem a pena! Tivemos sorte de pegar um dia lindo, estava um sol delicioso e um friozinho tolerável, então curtimos muito o caminho ouvindo música, aproveitando as vistas incríveis e, é claro, registrando tudo em fotos e vídeos!


Saindo de Gonçalves, é só pegar a estrada sentido Bairro dos Costas e seguir as indicações. Nós nos perdemos no caminho e conseguimos perguntar para um morador que nos explicou certinho, então é super tranquilo e fácil de achar o caminho, mesmo sem guia (como foi o nosso caso).

Segundo o mapa turístico de Gonçalves, a Pedra de São Domingos está à aproximadamente 2.050 metros de altitude e proporciona visão de grande parte da Serra da Mantiqueira, algumas cidades do Sul de Minas, como a própria cidade de Gonçalves e outras cidades próximas, como Campos do Jordão e Monte Verde.
No nosso caso, fizemos o passeio por indicação de uma amiga que é moradora da cidade e, segundo ela, esta é a Pedra mais tranquila para chegar de carro e depois subir pouco a pé. Foi exatamente o que aconteceu! Como dá pra ver no vídeo que eu vou colocar no fim do post, conseguimos chegar bem pertinho da Pedra de carro e percorremos uma trilha pequena a pé. A trilha é um pouco perigosa porque não tem nada de um dos lados, então é bom caminhar com cautela, pois uma queda ali poderia ser trágica (mas não se assustem, a trilha  é fácil e subimos tranquilamente!).

Tiramos esta foto acima depois de andar o primeiro pedaço da trilha a pé. Quando chegamos ao topo da Pedra, encontramos um casal que tinha ido até lá por uma trilha saindo do bairro Cantagalo, porém segundo eles o caminho era mais difícil e precisaria ser acompanhado por um guia (eles eram moradores locais e já conheciam o caminho).
Não vou colocar muitas fotos aqui porque coloquei várias no final do vídeo, então é um jeitinho de deixar vocês curiosos pra assistir, já que eu fiquei aqui editanto um tempão! :)

No final do vídeo alguns podem se perguntar o que era aquela gravação de nós duas no carro bebendo chá na canequinha... Pois bem, estava muito frio por lá nesses dias, mesmo com o sol, então saímos com uma garrafa térmica (essa de vaquinha da foto) cheia de chá quentinho e duas canequinhas pra tomarmos. Como descemos da Pedra no horário do pôr-do-sol, estava esfriando bastante e nós precisávamos nos esquentar, então depois de descer a trilha a pé paramos um pouquinho no carro pra tomar nosso chazinho antes de começar o caminho de volta de carro. :)
Uma coisa importante a ser comentada aqui a respeito da volta é que nós nos perdemos MUITO. Acabou que o caminho foi lindo, curtimos tudo e etc, mas nós pegamos uma saída errada na estrada na hora de voltar e demoramos muito mais do que 20 km pra chegar em Gonçalves novamente. Quem não quiser dar mais voltas do que o necessário, eu recomendo que fique bem atento no caminho de ida para não cometer nenhum erro na volta.


Por fim, deixo aqui meus comentários pessoais de que o passeio é lindíssimo e vale super a pena (na verdade eu duvido que alguém que já tenha feito esse passeio discorde disso). É ótimo para quem não está acostumado a caminhar muito e quer algo mais leve, sem muita caminhada, pois a trilha é bem fácil e curtinha. A paisagem é lindíssima, o lugar é de fácil acesso e o caminho até lá também é delicioso, então a menos que você odeie montanha, esse passeio é super indicado!
As únicas observações para tomar cuidado são com o caminho de volta mesmo e com o horário. Nós queríamos esperar o sol se pôr lá em cima da Pedra, mas felizmente descemos antes, porque se tivéssemos esperado seria muito perigoso voltar. Quando o sol de põe escurece bastante lá e ficaria muito mais arriscado voltar pela trilha.

Deixo aqui o vídeo que fiz mostrando todo o nosso caminho até lá, a estrada, as paisagens, a trilha a pé para chegar até a Pedra e algumas das fotos lindas que tiramos lá em cima! Espero que gostem e não deixem de comentar :)



6 comentários:

  1. Que post mais trabalhado! Adorei, Flora :)
    Muito fofo seu blog novo, e quantas fotos lindas, gostei mesmo... Parabéns \o/
    Nada melhor do que descobrir esses lugares perdidos por aí, deu até vontade de viajar...
    Bjo :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Own, brigada! :) As fotos ficaram ótimas mesmo, né? Também to apaixonada por elas *-*
      Que bom que ficou com vontade de viajar, é essa a intenção! Qualquer dia podemos combinar de ir pra lá! :) Beijos!

      Excluir
  2. Esse lugar parece ser lindo mesmo!
    As fotos ficaram lindas, e com o vídeo deu pra ter uma idéia de como é o lugar, ficou ótimo! :D
    Me deu muita vontade de visitar esse lugar!

    Beijinhos, Larissa :3
    vidaempix.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lá realmente é muito lindo! Que bom que gostou do vídeo, fico feliz que ele ajudou a ver como era lá! Vai lá conhecer algum dia, você não vai se arrepender! :)

      Beijos!

      Excluir
  3. Ótimo! post Flora, gostaria de saber como é a estrada? É possível ir com carro de passeio?

    ResponderExcluir
  4. Ótimo! post Flora, gostaria de saber como é a estrada? É possível ir com carro de passeio?

    ResponderExcluir