Páginas

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Gonçalves - MG

Como prometido, hora de começar!


Gonçalves é uma cidade no Sul de Minas Gerais, próxima de Pouso Alegre, Monte Verde... É o que alguns costumam chamar de "a pérola da Mantiqueira".



Se não me engano, a primeira vez que fui para Gonçalves foi no começo de 2000, o que significa que já conheço a cidade há alguns bons anos. Ao longo desse tempo, já tive épocas em que ia sempre pra lá, outras nem tanto. Atualmente, consigo ir uma ou duas vezes por ano, mas estou trabalhando pra mudar isso!

Felizmente, desta última vez consegui ir e passar uma semana inteira lá, sem pegar feriados ou finais de semana, ou seja: poucos turistas na cidade. Pois é, Gonçalves está se tornando cada vez mais uma cidade turística, então no sábado, quando eu estava saindo de lá, já estava ficando mais cheinha.

Algumas dicas são importantes quando se trata do Sul de Minas. Primeiro: roupas. Gonçalves pode ser uma cidade muito fria ou muito quente, mas na maior parte do tempo você vai sentir frio, então vá sempre preparado! Eu sempre recomendo para os meus amigos que vão para lá que levem na mala, indispensavelmente roupas quentes mas alguma roupa mais fresca e sapatos para caminhar e que possam ficar bem sujos de lama caso chova. Protetor solar também é bom, principalmente para quem curte cachoeiras e caminhadas. Repelente é desnecessário, nunca vi um mosquito por lá.
Uma dica importante é sempre levar dinheiro. Muitos locais lá ainda não aceitam cartão, então é bom ter uma certa quantidade de dinheiro na carteira para evitar problemas.




 Então, o que tem de tão especial em Gonçalves? Digo sem pensar que, para mim, é a simplicidade.
As pessoas de lá são muito receptivas e muito simples. A cidade é acolhedora, calma, pacífica mesmo. As paisagens são deslumbrantes... Mas, sem dúvida, é um lugar para quem gosta de sossego. A noite são poucos os lugares que funcionam e ainda assim estes não ficam até muito tarde. Quando se aproxima das 18h as lojinhas de artesanato começam a fechar, assim como a maior parte do comércio local. Restam alguns restaurantes.
A noite, a dica é ficar na sua casa ou na pousada, aproveitar para admirar o céu incrível de lá que é quase sempre cheio de estrelas, de uma forma impressionante (na minha casa chegamos até a comprar espreguiçadeiras só pra deitar do lado de fora e olhar as estrelas). Também dá pra aproveitar uma lareira bem quentinha ou curtir um jantar gostoso. Não sei falar sobre as pousadas de lá porque desde que conheci a cidade sempre fiquei na mesma casinha, uma casinha lindinha de tijolos no bairro dos Venâncios, que é uma delícia!

Passeios possíveis em Gonçalves são as trilhas e as subidas até as pedras, mas a indicação é que vá com um guia, porque nem todos os caminhos são fáceis de encontrar!
Também tem cavalos para alugar para quem curte o passeio e quem tiver bicicleta eu super recomendo conhecer a cidade pedalando (porém não encontrei para alugar lá, então tem que levar).
Outro diferencial são as cachoeiras, mas estas são pra quem gosta de uma água bem gelada e de dar uns gritos, porque olha... É gelada mesmo! Porém mesmo no frio vale o passeio, pois é uma mais bonita do que a outra. 


Vou encerrar o post aqui para começar aos poucos a fazer posts específicos sobre alguns lugares de lá, mas deixo algumas fotos que tirei nesta última semana pra deixar com vontade!




Cachoeira das Andorinhas


Cachoeira do Simão


Caminho para cachoeira do Retiro, Sete Quedas e do Cruzeiro


Vista da nossa casinha lá


Um exemplo de como são os caminhos lá, estrada de terra, cercados por árvores e paisagens lindas!


Essa daqui acho que não preciso comentar, né?


Cachoeira do Retiro


Nossa casinha!


Tem várias plaquinhas de indicação de lugares e caminhos lá e a maioria delas é bem bonitinha, de madeira.


Bom, espero que o post tenha ficado bom e que seja um bom começo para o blog, que inspire muitas pessoas a procurar Gonçalves!


Em breve pretendo fazer um post sobre o Café com Verso, um lugar delicioso que descobri nessa última viagem pra lá, e sobre a Pedra de São Domingos, com direito a vídeos! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário